Gordinhas de Ondina, em Salvador, entram em fase de restauro.

Esculturas de bronze são da artista plástica Eliana Kértsz.
Agora a artista explora novos suportes como pingentes e porcelanas.
Tudo é diferente. Tamanho, cor, textura. Nem nas posições elas se repetem. Em comum, mesmo, só as formas arredondadas. Braços, pernas, bochechas cheios de curvas e volume. E é assim, do barro, que nascem as famosas gordinhas da artista plástica Eliana Kértsz.
“Eu não saio com nenhum projeto em minha cabeça, de fazer algo específico. Eu imagino a forma e vou atrás, vou seguindo. Agora eu acho que o fato de sair gorda tem uma identidade comigo. E é essa hoje a minha identidade. As pessoas veem gorda que não é minha e dizem que é minha”, diz a escultora.
São mais de 300 esculturas - de barro, bronze, fibra e até pedra. Parte delas ocupa a sala e o escritório da artista plástica baiana. Algumas, de tão grandes, foram parar em outro lugar em Salvador.
São três peças em bronze. Cada uma tem quase quatro metros de altura e pesa uma tonelada e meia. As gordinhas de Ondina, como ficaram conhecidas, são as esculturas mais famosas da artista plástica. Há seis anos elas chamam a atenção de quem passa pela Avenida Ademar de Barros, na orla de Salvador. A questão é: pouca gente sabe o que elas significam.
As esculturas, que estão em reforma por causa da ação do tempo e dos vândalos, foram batizadas de "meninas do brasil". Damiana representa os negros, Mariana, que está protegida por um toldo, homenageia os brancos. A terceira é Catarina, e representa a comunidade indígena que ajudou formar o povo brasileiro. Juntas, as três formam as ‘Meninas do Brasil’. Catarina está coberta não é por timidez, mas sim porque ela também está sendo restaurada.
“Acho que tem muito haver com a minha cidade. Acho que a Bahia é gorda na topografia, nos gestos, na grandeza e o povo que é muito generoso”, explica Kértsz.
Com tanta beleza e história, difícil não se encantar com estas figuras. Rechonchudas e cheias de sensualidade. A artista está explorando novos suportes e agora ela leva as gordinhas para pingentes e porcelanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário