Pessoas acima do peso podem ser saudáveis e viver tanto quanto as mais magras, diz estudo



É possível ser gordo e saudável? Pesquisadores da Universidade de York, no Canadá, acreditam que sim. Num estudo publicado na revista "Applied Physiology, Nutrition and Metabolism", eles concluem que as pessoas acima do peso podem ser saudáveis, viver tanto quanto as magras e ser menos propensas a desenvolverem problemas cardiovasculares.
Segundo uma das autoras, Jennifer Kuk, o estudo "desafia a ideia de que todos os indivíduos obesos precisam perder peso". A sua equipe acompanhou 6 mil obesos por 16 anos, comparando o risco de mortalidade desse grupo com a de indivíduos magros.

- Perder peso pode ser mais prejudicial do que simplesmente manter o peso corporal acima do ideal, mas é importante participar de programas que incluam estilo de vida saudável, prática regular de exercícios físicos e dieta balanceada, rica em frutas e verduras, - diz Jennifer, professora de Cinesiologia e Ciência da Saúde.

Segundo os pesquisadores, as pessoas obesas com poucos ou nenhum problema físico ou psicológico e que entram na idade adulta gordinhas tentam menos vezes fazer uma dieta durante a sua vida e têm mais facilidade em ser fisicamente ativas.

Os pesquisadores usaram uma ferramenta de análise o Sistema de Estadiamento Edmonton Obesidade (EOSS), desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Alberta, que se mostrou mais eficaz do que o índice de massa corporal (IMC) para identificar quem deveria tentar perder peso. Ele classifica a extensão e a gravidade de outras doenças como câncer, doenças mentais e doenças cardíacas e indica cinco estágios da obesidade.

Getty Images


Fonte: Yahoo notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário