Elas estão mais gordinhas do que os homens

 Pesquisa mostra que mulheres têm uma alimentação melhor, mas fazem menos atividades físicas

Apesar de se alimentar de forma mais saudável, as mulheres estão mais obesas do que os homens em Vitória. O dado faz parte da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) do Ministério da Saúde.

Ao todo, 15,4% dos moradores de Vitória estão acima do peso. O índice é maior entre as mulheres (16,1%) do que entre os homens (14,7%), que também se exercitam mais do que elas. Apesar disso, as capixabas parecem se preocupar mais com a dieta alimentar, já que bebem menos refrigerante (19,3% contra 23,3% dos homens) e comem menos carne com gordura (25,5% enquanto os homens representam 44,1%). Ainda com relação aos hábitos alimentares, a pesquisa mostra que 23% das mulheres capixabas consomem cinco ou mais porções de frutas e hortaliças por dia, índice superior aos homens (18%).

A pesquisa aponta que os homens praticam mais atividade física (23,6%) do que as mulheres (15%). Aliás, a população em geral se saiu bem na pesquisa: 19% costuma praticar atividades durante o tempo livre. Vitória, neste quesito, fica atrás somente do Distrito Federal (22%) e de Palmas (20%).

Sedentarismo
A referência técnica em Saúde de Vitória Simone Poton acredita que a falta de exercícios é um dos fatores para a maior obesidade na mulher. "Essa realidade tem predominado nos últimos anos. Para a mulher, é mais difícil conciliar o trabalho com a administração do lar. Muitas só chegam à noite em casa e têm pouco tempo para as atividades físicas", explica Poton.

A especialista também atribui o índice ao metabolismo feminino. "As mulheres têm o metabolismo diferente. Elas são um pouco mais propensas a acumular gordura do que os homens".

O que diz a pesquisa
Obesidade. 15,4% dos moradores de Vitória são obesos. O índice é maior entre as mulheres (16,1%) do que entre os homens (14,7%). No Brasil, 48,1% estão acima do peso e 15% são obesos

Frutas. 20,8% dos moradores da Capital consomem cinco ou mais porções diárias de frutas e hortaliças. As mulheres lideram, com 23,1%, enquanto os homens representam 18%. As capixabas ultrapassam a média nacional, que é de 20,5%

Refrigerante. 21,1% consomem refrigerantes cinco ou mais dias por semana em Vitória. Os homens (19,3%) abusam mais do que as mulheres (23,3%)

Gordura. 34% costumam consumir carnes com excesso de gordura. O índice é maior entre os homens (44,1%) do que entre as mulheres (25,5%)

Atividade Física.
18,9% dizem praticar atividade física enquanto 13,2% são sedentários. As mulheres correspondem a 12,5%, enquanto os homens lideram com 14%

Número de fumantes diminui
O número de fumantes caiu em Vitória entre 2009 e 2010, seguindo a tendência do país. Ao todo, 12,17% dos capixabas afirmaram fumar, enquanto na pesquisa anterior o índice era de 13,9%. Entre os homens, 16,3% dizem fumar. Já entre as mulheres, 9,6% fumam. Outro dado que chama a atenção é que 21% dos moradores de Vitória consumiram bebida alcoólica em excesso - cinco ou mais doses para homens e quatro ou mais para mulheres - nos últimos 30 dias. O percentual é maior que os 18% registrados na média nacional. A Capital aparece em quinto lugar entre as que tiveram maior consumo de álcool em 30 dias. A lista é liderada por Recife (25%), Salvador (24%) e Aracaju (23%). A capital que registrou menor percentual foi Curitiba (13%).
Fonte: Gazeta Online                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário