Você sabe o que come???


Como a sua alimentação pode influenciar o seu estilo de vida? Conhecer o que está comendo e saber o quanto comer é fundamental para mater uma alimentação equilibrada e saudável. Antes de falar dos alimentos, porém, é importante entender o que significa e qual a importância de cada grupo alimentar:












VITAMINAS E MINERAIS: Essenciais para o bom funcionamento do metabolismo e no combate aos radicais livres (moléculas que em excesso prejudicam nosso sistema imunológico).





FIBRAS: Encontradas exclusivamente em alimentos de origem vegetal, as fibras têm papel fundamental para o bom funcionamento do sistema gastrointestinal, ajudando no emagrecimento e reduzindo o risco de doenças relacionadas ao aparelho digestivo. Em excesso, prejudicam a absorção de outros nutrientes importantes.







ÁGUA: Responsável por regular a temperatura corporal e pelo transporte de nutrientes e produtos do metabolismo.





Com isso em mente, você pode entender melhor a função de cada alimento na Pirâmide Alimentar:



Um cardápio balanceado deve conter, diariamente, cerca de 55% de carboidratos, 30% de lipídeos e 15% de proteínas, além das vitaminas, sais minerais e fibras. Veja o que significa, na prática:

GRUPO 1: A base da pirâmide é composta por alimentos ricos em carboidratos sob a forma de glicose, frutose, lactose, amido, entre outras. Consuma de 6 a 11 porções diariamente.
Porções: Uma fatia de pão ou 1/2 xícara (sempre se chá) de cereais (tipo granola) ou 1/2 xícara de arroz ou 1/2 xícara de macarrão.

GRUPO 2: Legumes e verduras são ricos em vitaminas, sais minerais e fibras. Prefira as folhas verdes mais escuras e legumes amarelo-alaranjados. De 3 a 5 porções diariamente.
Porções: Uma porção de vegetais é igual a uma xícara de folhas cruas ou 1/2 xícara de vegetais cozidos.

GRUPO 3: Frutas são fontes de vitaminas, sais minerais e fibras, principalmente consumidas ao natural. De 2 a 4 porções diárias.
Porções: Uma porção de frutas é igual a uma fruta fresca ou 3/4 de xícara de suco (da polpa).

GRUPO 4: Carnes, ovos e leguminosas, como feijão, lentilha, ervilha, grão de bico e soja, além de nozes e castanhas. Alimentos ricos em proteínas, vitamina B12 e minerais como zinco e ferro. De 2 a 3 porções diariamente.
Porção: Uma porção de carne, feijão e nozes é igual a um filé de carne bovina pequeno, peixe ou ave ou um ovo, ou1/2 xícara de feijão ou 1/2 xícara de nozes.

GRUPO 5: Leite e derivados - fornecedores de cálcio, mineral envolvido na formação dos ossos, contração muscular e na ação do sistema nervoso. De 2 a 3 porções diariamente.
Porções: Um copo de leite ou iogurte ou duas fatias de queijo (prefira fresco).

GRUPO 6: Veículos de vitaminas A, D, E, K e podem ser encontrados no creme de leite, manteiga, toucinho, óleos etc. Devem ser consumidos MODERAMENTE.
Porção: Uma porção de gordura é igual a uma colher (sopa) de manteiga, margarina ou maionese.

A quantidade de porções a ser consumida depende de fatores como idade e atividade física. O número de calorias pode variar de 1.600 a 2.400 ao dia.


Fonte: a FDA (Food and Drug Administration - órgão do governo dos EUA que controla a produção e comercialização de remédios e alimentos)



PROTEÍNAS: Importantes na reparação e construção dos tecidos corporais, na formação de hormônios, coagulação sanguínea e fonte energética.
Gorduras (Lipídeos): Impotantes para o metabolismo corporal e principal forma de armazenamento de energia. Nutriente que contém mais calorias, portanto, deve ser consumida com moderação.

CARBOIDRATOS: Principais fontes de energia para as atividades diárias e responsáveis pela contração muscular e integridade funcional do tecido nervoso. Têm também função anticoagulante, lubrificante, estrutural e antigênica (atua na ativação do sistema imunológico).

Nenhum comentário:

Postar um comentário