Você sabe como surgiu o hábito de presentear o seu pai? Veja algumas curiosidades e a origem do Dia dos Pais

A história mais aceita sobre a origem do Dia dos Pais remonta a Washington há mais de um século. Em 1909, Sonora Louise Smart Dodd teve a ideia de também celebrar um Dia dos Pais durante um sermão dominical de Dia das Mães. A senhorita Dodds queria homenagear seu próprio pai, William Jackson Smart, veterano da Guerra Civil Americana. Homem de grande fibra, Will Smart criou sozinho os seis filhos após o falecimento de sua esposa, em 1898.
Sonora Louise Smart Dodds

Orgulhosa por seu pai sustentar toda a família e superar todas as adversidades sempre com a cabeça erguida, Sonora enviou em 1919 uma petição para a criação da data à Associação Ministerial de Spokane, cidade ao norte de Washington. O pedido foi endossado pela Entidade de Jovens Cristãos da cidade e o primeiro Dia dos Pais da História foi comemorado em 19 de junho do mesmo ano, aniversário do pai de Sonora Smart.
Junto com o reconhecimento oficial da data surgiu um costume de presentear os pais com rosas vermelhas. Rosas brancas eram usadas para homenagear os pais que já haviam falecido.
Pai esportista

A partir daí o costume pegou de verdade e espalhou-se rapidamente por todo o estado de Washington. Em 1924, o então presidente Calvin Coolidge sugeriu um Dia dos Pais nacional, sugestão que só foi oficializada 42 anos depois, com uma proclamação presidencial de Lyndon Johnson, estabelecendo o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais americano. Algumas fontes dizem, no entanto, que o feriado só foi oficializado em 1972, pelo icônico presidente Richard Nixon.
Homenagem de Dia dos Pais
O primeiro Dia dos Pais foi comemorado na cidade de Spokane, Washington.
Outra lenda, um pouco mais obscura, conta que a ideia de presentear os pais surgiu há mais de 4.000 anos, na antiga Babilônia. Segundo a história, o jovem Elmesu moldou e esculpiu um cartão de barro desejando sorte, saúde e uma vida longa ao seu pai.
No Brasil, a data chegou pelas mãos do publicitário Sylvio Bhering, sendo comemorada pela primeira vez em 14 de agosto de 1953, Dia de São Joaquim, patriarca da família Bhering. Posteriormente, o Dia dos Pais foi alterado para o segundo domingo de agosto por motivos comerciais. O jornal O Globo começou a difundir a data visando atrair anunciantes para suas páginas e foi rapidamente seguida pela TV Record e Rádio Jovem Pan, construindo uma grande tradição.
Origem do Dia dos Pais
Não importa tamanho ou idade. O Dia dos Pais é um feriado que merece ser comemorado com muita alegria.
A data é comemorada oficialmente por pelo menos onze países, mas com algumas diferenças. Veja algumas curiosidades sobre o Dia dos Pais mundo afora.
Na Alemanha, os pais comemoraram seu dia no feriado de Ascensão de Jesus, que varia conforme a Páscoa. É costume sair para andar de bicicleta e fazer alguns piqueniques. Já no Reino Unido, a comemoração é mais simples e sem reuniões em família. Os presentes são trocados por cartões.
Na Rússia não existe um “Dia dos Pais”, propriamente dito. Os papais russos comemoram a data em 23 de fevereiro, o “Dia do Defensor da Pátria”, que lá recebe o simples nome de “Den Zaschitnika Otetchestva”.
Dia dos Pais 2012

Na Itália e Portugal, o Dia dos Pais também é comemorado em 19 de março, dia de São José, considerado o pai católico por excelência.


Feliz Dia dos Pais
Um Feliz Dia dos Pais para o homem que vai sempre estar ao seu lado.
.

E um Feliz Dia dos Pais para todos eles!

Nenhum comentário:

Postar um comentário