CÓLICAS MENSTRUAIS

          A dismenorréia, nome clínico para as cólicas menstruais, também conhecida como incomodo ou menstruação dolorosa, é a dor pélvica (abaixo do ventre), que ocorre de modo cíclico antes ou durante o ciclo menstrual e que precisa de medicação específica.
          Durante a menstruação, também chamadas regras, o útero (matriz) se libera da cobertura de sangue e tecido que acumulou durante os dias anteriores ao período (período fértil), caso não haja a fecundação do ovócito, o útero usa então suas paredes musculares para expulsá-los, contraindo-se e relaxando-se periodicamente. Esse movimento pode causar cólicas, desconforto, dor no ventre, nos quadris e as costas. Raramente pode causar vômitos e dor de cabeça. São esses sintomas que podem causar à mulher cansaço e irritação.
          Normalmente, a dor é causada pelas contrações do músculo do útero. Outras vezes a dor ocorre quando o canal que vai do útero à vagina se abre para deixar passar o sangue, embora podem existir outras causas como uma infecção ou um tumor.
O que fazer:
> Pode-se tomar analgésicos de venda sem receita médica, como o ácido acetilsalicílico, o ibuprofeno ou o paracetamol (acetaminofeno), para o tratamento das cólicas menstruais, atendendo-se para tomá-los de acordo com as recomendações prescritas na bula ou embalagem;


> A aplicação de bolsas quentes nas costas ou no ventre ajudam a obter-se alívio das cólicas. Essa providência deve ser tomada duas vezes por dia por cerca de 20 minutos. Um banho de água quente por 15 minutos também pode aliviar os sintomas.

> Não ingerir bebidas com cafeína, como café, chá ou refrigerantes à base de cola. Deve-se evitar situações que possam causar estresse. Chá de camomila também pode ajudar a diminuir a dor;


> Procurar manter-se ativa. O exercício geralmente ajuda a aliviar as dores. Repouso, nesses casos não ajudam muito.
Caso os procedimentos acima não deem resultado, consulte um médico para um tratamento mais específico.
Fonte: Revista DEF

Nenhum comentário:

Postar um comentário