ANSIEDADE...



Doença gerada em um grande número de pessoas atualmente.

Quando em excesso, ela desencadeia uma série de sensações de mal-estar e angústica com o que ainda esta por vir.

Muitas pessoas sofrem desse mal e aproximadamente 60% das pessoas que desenvolvem esse mal são obesos devido a conflitos emocionais que geram a ansiedade.

Sempre que há algum conflito emocional (ansiedade, tensão, agitação, solidão, tédio, carências, perdas - de namorado, marido, de emprego, etc..., planos que não dão certo, excesso de obrigações, falta de lazer, privações ou outros conflitos), é natural que se busque uma forma de acabar com este conflito - ninguém gosta de ficar sofrendo! Só que a forma que procuramos para acabar com ele nem sempre é satisfatória.

Alguns exemplos: beber, ingerir calmantes, drogar-se, criar manias, brigar, isolar-se, comer! O problema não desaparece, apenas fica em segundo plano, fora da consciência por um certo tempo, retornando com toda força depois, levando a pessoa a buscar novamente o alívio temporário!

Esse círculo vicioso não tem fim porque o conflito não é resolvido, apenas sufocado!

Outro fator que leva à ingestão exagerada de alimentos é a falta de prazeres e de coisas boas acontecendo na vida!

Como se pode verificar, existe uma gama enorme de fatores que provocam a obesidade. Quando se come para abafar um conflito, este não é resolvido e outro conflito aparece: o aumento de peso! E a ansiedade leva à uma ingestão maior de alimentos, provocando um aumento de peso cada vez maior!
Existem vários tratamentos e terapias capazes de controlar a ansiedade, mas a alimentação é um ótimo aliado para manter no controle essa sensação de ferocidade. Alguns alimentos são ricos aminoácidos e vitaminas que ajudam a combater o estresse e a ansiedade e aumentam os níveis da serotonina, substância responsável pelo bem-estar e pelo relaxamento.

Segue abaixo alguns alimentos que são aliados neste tratamento:




































 


























 

2 comentários:

  1. Oi meninas!

    Amei o post!

    Quando eu trabalhava como farmacêutica em uma farmácia de manipulação aqui do Rio de Janeiro, recebia muitas prescrições médicas de triptofano e de penta-hidroxi-triptofano para tratamento de depressao leve e ansiedade.

    Vocês estão de parabéns!

    Post super útil e informativo!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou do post Monica...

    Tantas pessoas passam por esse mal, e as vezes apenas mudando os hábitos alimentares conseguimos prevenir e até tratar essa doença.

    Beijos,

    Érica Marx

    ResponderExcluir