23 de Abril - Sábado de Aleluia

Sábado de Aleluia é o dia antes da Páscoa no calendário de feriados religiosos do calendário Cristão. No país da Ilhas Filipinas, uma nação notóriamente católica, um arquipélago localizado na Ásia, este dia se chama de Sábado Negro (ou Black Saturday, em inglês). O Sábado de Aleluia é o último dia da Semana Santa.

Típicamente na tradição católica os altares são completamente desmontados e a administração do sacramento passa a ser severamente limitada (exceto em casos de vida ou morte, por exemplo). Missas litúrgicas de celebração de casamentos e de funerais são expressamente proibidas durante este dia. Nenhuma missa aparece na liturgia do Sábado de Aleluia, sendo esta a única exceção anual. Muitas das igrejas de comunhão anglicana seguem estas mesmas tradições. Já a Igreja Ortodoxa segue as suas próprias tradições e possui terminologia única para dias de feriados pascuais como este. Como é de se esperar, apesar da Páscoa e dias relacionados serem importantes para todas as tradições cristãs, do Mormonismo ao Catolicismo, as celebrações variam grandemente.

Antes do ano de 1970 esperava-se que católicos romanos praticassem um tipo de jejum limitado, isto é, um jejum que exigia a abstinência do consumo de carne de gado, por exemplo; mas que permitia o consumo de quantidades limitadas de peixe, etc...).

É no Sábado de Aleluia que é realizada a Malhação de Judas, tradição que representa a morte de Judas Iscariotes.


Depois do anoitecer no Sábado de Aleluia a Vigília de Páscoa é celebrada dando início à Páscoa.

5 comentários:

  1. a imagem e muito bonita entrei aqui nesse sait para fazer um trabalho.

    ResponderExcluir
  2. olha o meu amigo me contou esse sait e eu gostei ñ
    melhor ameiiiiiiiiiiiiiiii.

    ResponderExcluir
  3. Semana para um exame de consciencia e perdao,recolhimento e se possivel jejum para purificacao corpo espirito.

    ResponderExcluir
  4. A desnudação do altar é feita na 5ª feira santa, é um rito prático, com a finalidade de tirar da igreja todas as manifestações de alegria e de festa, como manifestação de um grande e respeitoso silêncio pela Paixão e Morte de Jesus. Na sexta-feira santa não se celebra missa em todo o mundo,há uma celebração com leituras de evangelhos e a adoração a santa cruz.No sábado santo estamos na expectativa da espera, a noite há a vigília pascal, onde se celebra a vitória de Cristo sobre a morte.

    ResponderExcluir