Onde realmente começa o tamanho plus size?

No Brasil essa numeração está confusa. Alguns acham que começa no 44, outros no 46, descubra o que acontece.

Você já se perguntou onde começa e onde termina a numeração plus size? Embora muitas pessoas achem que o manequim 44 já é considerado plus, outros acreditam que é no 46 que começa a numeração dos mais cheinhos. 

Mas o que é certo é que as categorias de numerações de manequins no Brasil é muito incerta e acabam variando muito de marca para marca.

Por essa confusão toda, a questão da medição do tamanho plus size está gerando uma discussão entre a Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT) e a Associação Brasileira do Vestuário (ABRAVEST), que prometem fazer um estudo detalhado sobre o que se deve determinar o tamanho real e adequado das peças plus size.
Reprodução


"As costas são um ponto importante para os gordinhos. Nos tamanhos maiores temos que medir de ombro a ombro, por exemplo. Nos manequins normais acontece uma despreocupação neste sentido. A cintura também é outro fator: Muitos preferem usar a roupa acima da barriga, outros no meio dela ou abaixo. Isso gera variação na hora de normatizar a medida da cintura", explica Maria Adelina, superintendente do Comitê Brasileiro de Normalização Têxtil e Vestuário.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o percentual de jovens de 10 a 19 anos com excesso de peso passou de 3,7% em 1970, para 21,7% em 2009, prevendo que, em 2020, cerca de 30% dos brasileiros, ou 55 milhões de pessoas, estejam nesse patamar. Outra pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, em 2011, também detectou que 15% da população adulta brasileira é obesa.

Esses dados juntos com o aumento do poder de compra e a mudança do perfil desses consumidores, que passam a procurar roupas adequadas ao seu tamanho e dentro das tendências de moda, têm estimulado a especialização e o aumento de confecções direcionadas para esse mercado.

Agora, resta esperar por uma estipulação adequada para todos os tamanhos já disponíveis para o consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário