Dica: Problemas com Caspa???


          A caspa, também conhecida como dermatite seborreica, seborreia ou eczema, é uma doença crônica causada frequentemente nos homens. Apenas 5% da população sofrem desta doença. Costuma ser muito intensa em recém-nascidos e a partir da puberdade, períodos da vida onde a atividade das glândulas sebácias (substância oleosa chamada sebo) é mais intensa.

          A caspa não é uma doença contágiosa e muito menos significa falta de higiene, também não é prenúncio de queda de cabelos, mas pode ser surpreendentemente persistente.

          Antigamente, a caspa era associada a pele ressecada ou oleosa, uso inadequado de xampus, dietas com poucos nutrientes e vitaminas, estresse e cosméticos irritantes. Alguns fatores como os citados, podem acentuar o problema, mas foi comprovado científicamente, que a caspa é causada por um fungo chamado Malassezia.

          A Malassezia vive no couro cabeludo em grande parte da população adulta, sem causar qualquer problema, contudo , em alguns casos, ela pode crescer exageradamente, alimentando-se das secreções oleosas produzidas pelos folículos pilosos. Esta proliferação causa irritação e estimula a produção de células , aumentando a quantidade de células mortas no couro cabeludo, produzindo uma chuva de flocos esbranquiçados, a típica caspa.

          A caspa pode ser agravada pelo frio, alterações hormonais, mudanças bruscas de temperatura, transpiração excessiva, limpeza pouco frequente ou inadequada no couro cabeludo e estados de tensão nervosa.
Como Tratar:
          A caspa é uma doença crônica, mas pode ser controlada. O tratamento exige persistencia e paciencia. No caso de uma descamação leve, pode ser resolvida com o uso de um xampu suave para reduzir a oleosidade do couro cabeludo.
          Caso o xampu leve não resolva o problema, deve-se utilizar um xampu anticaspa. O uso deve ser diariamente até haver a redução, passando então a utilizá-lo de 2 a 3 vezes por semana. É importante permitir que o xampu aja no mínimo por 5 minutos antes de ser enxaguado. Se este procedimento não surtir efeito, é indispensável que procure um médico, ele provavelmente irá receitar um tratamento mais agressivo e específico para controlar o problema.

Cuidados para controlar a caspa:
> Evitar a ingestão de alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas em excesso;
> Roupas com tecidos sintéticos, que retém o suor, devem ser evitadas por quem tem tendência à caspa. A umidade pode desencadear recorrência da caspa;
> Banhos com água muito quente devem ser evitados. Deve-se procurar enxugar bem o corpo antes de se vestir. Da mesma forma, ao lavar a cabeça, remover completamente o xampu e o condicionador;
> A ansiedade e o estresse físico e mental devem ser evitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário